Afinal, o que são terapias holísticas e como funcionam?

Saúde integral, qualidade de vida e equilíbrio emocional. Quando falamos de terapias holísticas talvez você até pense em misticismo, mas a ciência e a medicina já têm reconhecido essas práticas como solução para uma vida em harmonia. Por meio de metodologias naturais e menos invasivas, hoje essas terapias são a opção para ter uma visão integral da saúde.

Você tem uma rotina corrida, sente estresse com as tarefas do dia a dia ou deseja normalizar recompondo as energias e o bom humor? Veja neste artigo o que são as terapias holísticas e como elas são indicadas nos cuidados com a saúde. Boa leitura!

Conheça o conceito por trás das terapias holísticas

Já aconteceu de você ter vontade de desenvolver o trabalho, mas uma situação como uma dor na coluna afetar completamente sua produtividade? As terapias holísticas partem do princípio que o ser humano precisa encontrar equilíbrio em diversas dimensões:

  • física;
  • mental;
  • emocional;
  • espiritual.

Com origem da palavra grega hólos, holístico significa inteiro, completo. Ou seja, o terapeuta holístico atua de forma sistêmica para promover a saúde integral dos seus pacientes.

Entenda como a terapia holística funciona

Existem diversas práticas que se enquadram como terapia holística — também conhecida como terapia complementar, alternativa ou natural. O objetivo é trabalhar a causa e não apenas cortar os sintomas do problema.

Tipos de terapia

Existem muitas modalidades de tratamentos holísticos como:

  • quiropraxia: manobras feitas com as mãos com o objetivo de ajustar a coluna, bem como auxiliar em algum tratamento específico;
  • acupuntura: aplicação de agulhas em pontos específicos (de acordo com um mapa da malha energética no corpo humano) com a finalidade terapêutica desejada;
  • medicina ayurveda: ciência médica milenar indiana, apresenta diversos tratamentos de acordo com o biotipo (Dosha), como uso de plantas medicinais, yoga, dieta, meditação, massagem e aromaterapia;
  • terapia floral: essências florais usadas para ajudar as pessoas a lidar com as emoções e mesmo tratar situações físicas;
  • massagem: desde a antiguidade que diversos povos perceberam o poder do toque. A massagem terapêutica holística é uma combinação de vários métodos para trabalhar questões físicas, como também dos outros campos;
  • homeopatia: de princípio semelhante ao da vacina, trata-se o paciente com a diluição de uma substância (normalmente extraída de plantas) que, em grandes doses, produziria os mesmos efeitos que a doença que se pretende curar;
  • reiki: massagem energética realizada sem o toque, por meio da imposição das mãos.

Descubra as principais vantagens das terapias holísticas

Se você está gostando dessas possibilidades que a terapia natural oferece, confira outros benefícios.

Cura de dores físicas

A medicina convencional está em constante evolução e até mesmo em sintonia com as práticas complementares. Por meio da terapia holística, você consegue soluções para problemas físicos de forma natural, e ainda promove a saúde em vez de apenas cortar o sintoma.

Recuperação da autoestima

Um conceito fundamental nos trabalhos terapêuticos é a reflexologia. Assim, práticas que lidam mais com as emoções, como a arteterapia, contribuem para a cura física, enquanto tratamentos físicos, como a quiropraxia, promovem o equilíbrio emocional e, consequentemente, a melhoria da autoestima. Dessa forma, quem escolhe essa abordagem consegue perceber a melhoria emocional como um todo.

Promoção da saúde integral

Com uma aceitação cada vez maior pela medicina, diversas práticas complementares têm sido integradas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Isso porque elas também são excelentes para atuar de forma preventiva, proporcionando saúde para seus pacientes e dificultando o surgimento de doenças.

Mudança de mentalidade

Um conjunto de hábitos e crenças para o pleno funcionamento dessas terapias também traz uma nova perspectiva. Assim, as terapias incentivam tanto um pensar mais claro, objetivo, focado no agora, quanto a vibração positiva, com a certeza de que tudo dará certo, atraindo situações benéficas.

Você deve ter notado como as terapias holísticas são uma excelente opção para manter corpo e mente ativos. Por não competir com os tratamentos médicos convencionais, essas práticas estão sendo cada vez mais reconhecidas e utilizadas a fim de prevenir doenças, promover mais consciência corporal e melhor qualidade de vida.

Se você deseja continuar aumentando seu conhecimento sobre técnicas para o bem-estar e ainda conferir dicas para implementá-las, curta a nossa página no Facebook. Assim você confere os melhores conteúdos e notícias sobre saúde e qualidade de vida.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Thanks!

Fale com a unidade mais próxima de você!