Conheça 5 incríveis alimentos ricos em colágeno

É muito importante saber identificar os alimentos ricos em colágeno, já que esse nutriente faz parte da composição dos tendões, articulações, oss?os e tecidos. Ele também é essencial para a saúde dos cabelos, bem como firmeza e elasticidade da pele.

O nosso corpo tem a capacidade de produzi-lo. Entretanto, com o processo natural de envelhecimento, os níveis de colágeno no organismo ficam reduzidos, provocando o aparecimento de artrite reumatoide e outras doenças.

Além disso, os poluentes ambientais, tabagismo, dieta rica em açúcar refinado e alimentos fritos também destroem grandes quantidades dessa proteína. Por esse motivo, é fundamental repor a substância por meio da alimentação. Continue lendo para saber mais!

Entenda a relação entre os alimentos e o colágeno

É importante observar que alguns alimentos já contam com o colágeno em sua composição, enquanto outros têm a função de estimular a sua produção, prevenir ou reparar os danos causados a essa proteína.

Os nutrientes que promovem e protegem o colágeno no organismo são os que contêm as vitaminas C e E, cobre, selênio, zinco, enxofre e silício. Os alimentos que contêm a vitamina A — como a cenoura — são considerados regeneradores, pois ajudam a reparar danos causados à proteína.

Veja a seguir os principais alimentos que ajudam a repor, produzir, proteger ou reparar o colágeno!

1. Abacate

Fornece vitamina E que ajuda a prevenir a degradação do colágeno. Ele também contém gorduras saudáveis que ajudam a melhorar a saúde das células da pele. Pode ser consumido em sucos ou em sua forma natural.

2. Caldo de osso

O caldo de osso é um dos poucos alimentos que contém uma forma biodisponível de colágeno. Isso significa que o corpo consegue utilizá-lo imediatamente. O preparo deve ser feito por cozimento, em fogo baixo e por longo tempo, para que os nutrientes sejam bem aproveitados.

3. Ovos

O ovo contém colágeno na gema e apresenta membranas na casca, que são utilizadas em suplementos naturais para melhorar a saúde das articulações. Ele também é rico em enxofre — mineral necessário para a produção da proteína. Tanto a gema quanto a clara podem ser consumidas diariamente, de preferência na forma cozida.

4. Folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes têm alta capacidade para prevenir a degradação do colágeno. Alimentos como algas, rúcula, couve, alface e brócolis contêm clorofila — o pigmento responsável pela coloração.

De acordo com estudos, o seu consumo promove o aumento do pró-colágeno, um precursor do colágeno na pele. As folhas verdes são fáceis de serem preparadas, já que a maioria pode ser cozida no vapor ou consumida crua, em saladas ou sucos.

5. Alimentos cítricos

A vitamina C contida nos alimentos cítricos é essencial para a síntese de proteínas que posteriormente é transformada em colágeno. Nesse sentido, todas as frutas cítricas, como a laranja e o limão, devem ser consumidas diariamente. A recomendação é de três a quatro porções diárias em suas formas naturais ou preparadas em sucos.

Aproveite bem os alimentos ricos em colágeno

Não basta saber quais alimentos são importantes para a obtenção de colágeno. Para aproveitar ao máximo os nutrientes, é preciso ter alguns cuidados na preparação e consumo, como:

  • aproveitar a casca;
  • cozinhar no vapor;
  • não armazenar por muito tempo na geladeira;
  • não fatiar muito;
  • reutilizar a água do cozimento — reaproveitando as vitaminas para o preparo de outras receitas;
  • utilizar pouca água para cozinhar.

Como vimos, os alimentos ricos em colágeno são fundamentais para a saúde dos ossos, ligamentos, pele e cabelos. Dessa forma, é muito importante adotar uma alimentação saudável e variada, por meio do consumo de pelo menos duas a três porções diárias de alguns dos nutrientes que indicamos, para garantir uma melhor qualidade de vida.

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