Conheça as 5 principais benefícios do pilates para a saúde

Embora seja muito difundido, nem todas as pessoas conhecem os benefícios do pilates — método de condicionamento físico criado em 1920 pelo enfermeiro e autodidata Joseph Pilates.

A série de exercícios que compõe essa técnica é realizada no solo ou em equipamentos específicos, visando à restauração da saúde física e mental, e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos praticantes.

Neste artigo, vamos explicar os fundamentos do método pilates e os principais benefícios que ele oferece. Continue a leitura para saber mais!

Fundamentos do pilates

O método pilates foi criado com o nome de ‘’Contrologia’’, referindo-se ao controle do corpo pela mente, sendo este o seu principal objetivo. Para tanto, ele se fundamentou em seis princípios básicos:

  • concentração — atenção total aos movimentos para garantir a eficácia nos resultados;
  • controle — coordenação motora durante os movimentos para proporcionar ao corpo um padrão suave, a fim de evitar contrações musculares desnecessárias e garantir os benefícios do método;
  • precisão — aspecto imprescindível para o domínio sobre os músculos utilizados durante os exercícios;
  • core (centro) — também identificado como Power House, é o foco de todos os movimentos do sistema pilates, já que a estabilização do tronco e o alinhamento da postura corporal dependem do fortalecimento da musculatura abdominal;
  • respiração — deve estar sempre sincronizada com a realização do movimento, sendo este um aspecto fundamental para o desenvolvimento da série de exercícios;
  • fluidez — os movimentos devem ser leves e fluidos, evitando altos impactos.

Assim, os fundamentos da metodologia garantem mais saúde física e mental para as pessoas que buscam alternativas eficazes de reabilitação, condicionamento ou até um auxílio natural para o emagrecimento.

Os benefícios do pilates

O pilates pode ser praticado por pessoas de 8 a 80 anos. Ele proporciona mais flexibilidade aos movimentos, mais saúde e alegria de viver. Veja a seguir os cinco principais benefícios do pilates.

1. Melhora a postura

A má postura é uma das causas mais comuns de dor nas costas. Além do grande desconforto que ela provoca, pode evoluir para patologias mais graves, como a hiperlordose e a hipercifose.

Por meio do fortalecimento do “core”, conforme mencionamos, é possível adquirir condicionamento e força muscular para manter a coluna ereta, livre de dores e desvios vertebrais.

Além disso, o praticante adquire mais consciência corporal e o fortalecimento da musculatura do tronco contribui para uma sustentação ideal da coluna. A estabilização e a mobilização da coluna também auxiliam na melhoria da função nervosa e vascular na região do pescoço.

2. Contribui para o equilíbrio emocional

Por ser um método que promove a harmonia do corpo e o equilíbrio da mente, ele também contribui para a redução do estresse provocado por pressões do trabalho, rotina agitada, entre outros motivos. Da mesma forma, por trabalhar a concentração, também ajuda a controlar a ansiedade.

3. Fortalece os músculos

O pilates consegue exercitar vários músculos ao mesmo tempo, desde aqueles que a pessoa está habituada a fortalecer até os que não costuma movimentar normalmente. Dessa forma, além de tonificar a região abdominal — essencial para a postura correta — o corpo todo fica tonificado.

4. Auxilia no tratamento de patologias da coluna

Por trabalhar a musculatura do abdômen, o método promove uma maior flexibilidade para a coluna vertebral. Além disso, os exercícios são realizados de forma segura e sem sobrecarga, o que os torna uma excelente alternativa em reabilitação. Dessa forma, o pilates auxilia no tratamento de várias patologias, como:

  • cervicalgia;
  • ciática;
  • cifose;
  • escoliose;
  • hérnia de disco;
  • hipercifose;
  • hiperlordose;
  • lombalgia, entre outras alterações da coluna.

5. Ameniza e previne dores nas costas

Os exercícios são especialmente indicados para pessoas com dores nas costas (dorsalgia), pois promovem o realinhamento da coluna, bem como o fortalecimento da musculatura abdominal. Isso faz com que, naturalmente, elas deixem de forçar a região ao realizar qualquer tipo de atividade.

Como vimos, os benefícios do pilates são inúmeros e podem ser usufruídos por pessoas de todas as idades. Entretanto, é importante lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física, o médico deverá ser consultado.

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