Como ter mais qualidade de vida? Confira estas 5 dicas

Alcançar a tão sonhada qualidade de vida ainda é uma realidade distante para muitas pessoas. Afinal, manter a saúde mental, física e espiritual torna-se um desafio quando precisamos equilibrar vida pessoal e profissional.

Com as inúmeras responsabilidades diárias, muita gente descuida da saúde. Todavia, quem busca um estilo de vida mais saudável deve modificar algumas atitudes e ter mais consciência sobre certos comportamentos diários.

A melhor parte é que não é preciso fazer grandes mudanças para conquistar mais disposição, aliviar o estresse e ainda prevenir doenças. Confira neste post algumas dicas práticas de hábitos saudáveis para adotar em sua rotina e viver melhor!

1. Fique atento ao sono

Não podemos deixar de mencionar a importância do descanso. A quantidade ideal de horas de sono varia individualmente — adultos costumam necessitar de, em média, 8 horas diárias.

Dormir pouco afeta de maneira negativa a nossa concentração, produtividade, desempenho e imunidade. Além disso, aumenta o risco de várias doenças inflamatórias e cardíacas. Portanto, é importante ter um sono de qualidade.

Fique longe do celular ao se deitar, apague as luzes, deite em um lugar confortável e tente relaxar. Isso, com certeza, ajudará a renovar as suas energias.

2. Não descuide da alimentação

Fazer boas escolhas alimentares é indispensável para quem busca equilíbrio. Comer bem significa manter uma refeição balanceada, por isso evite exageros e dietas restritivas sem orientação de um nutricionista ou médico.

Mantenha um cardápio variado com boas fontes de proteínas e gorduras, estabeleça horários para suas refeições, prefira os alimentos naturais aos industrializados, beba em média 2 litros de água por dia e consuma verduras e frutas.

3. Mexa o seu corpo

O sedentarismo associado ao excesso de peso pode levar a complicações na saúde como pressão alta, diabetes, doenças cardíacas, derrames e certos tipos de câncer.

Os exercícios físicos podem ajudá-lo a manter ou alcançar um peso saudável. No entanto, ser ativo não significa passar horas na academia. Você pode encontrar formas simples de encaixar atividades na sua rotina. Por exemplo, tente descer do ônibus um ponto antes ou usar escadas em vez de elevador.

4. Deixe os vícios

Álcool, cigarro, drogas e jogos de azar são vilões para quem busca qualidade de vida. Esses comportamentos podem acarretar vários problemas de saúde e doenças sérias.

Existem outros vícios prejudiciais, como a dependência de aparelhos eletrônicos ou o excesso de dedicação ao trabalho — todos são extremamente nocivos ao corpo.

Preste atenção se você tem algum desses hábitos e tente eliminá-los. Ao abandonar vícios, estará cuidando do seu próprio bem-estar e garantindo sua longevidade.

5. Mantenha seu cérebro ativo

Problemas de memória e dificuldade de concentração são sinais de uma mente estressada. A solução para melhorar o desempenho do seu cérebro pode estar em mudanças muito simples.

Se você exercita sua mente de forma saudável, mantém seu cérebro ativo. Então, leia, aprenda uma nova língua, estude algo que nunca estudou, pratique jogos de raciocínio ou faça palavras cruzadas.

Viu só como não é tão difícil melhorar sua qualidade de vida? Não tenha pressa, inclua cada uma dessas mudanças à sua rotina aos poucos. Assim, você não apenas cuida de si, como vive de maneira mais equilibrada, podendo curtir a sua família, seus amigos e aqueles momentos de lazer.

E aí, gostou das nossas dicas? Aproveite para conhecer também 7 hábitos que você deve manter para ter uma vida saudável!

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