(ESTENDER + 500 PALAVRAS) O que é quiropraxia?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são os benefícios e o que é quiropraxia. Esse cuidado, cada vez mais procurado no Brasil, tem como objetivo corrigir disfunções na coluna vertebral e os efeitos decorrentes disso no organismo.

A quiropraxia é considerada uma das três principais profissões na área da saúde, no mundo, juntamente com a medicina e a odontologia. É uma técnica milenar, já praticada por chineses, hindus, gregos e egípcios antigos, cujo objetivo é trabalhar o relacionamento entre a estrutura músculo-esquelética e a função exercida sobre ela, principalmente, pelo sistema nervoso.

Quer saber mais sobre essa prática, suas indicações e seus benefícios? Então confira em nosso post todas as informações sobre quiropraxia, quem pode adotar esse cuidado e como ele é capaz de promover maior bem-estar e qualidade de vida!

Conheça a origem da quiropraxia

O nome desse cuidado, quiropraxia, vem da língua grega — as palavras “quiro” e “práxis” significam, respectivamente, “mãos” e “prática”. Em tradução literal, o termo pode ser entendido como “prática das mãos”.

De fato, o cuidado é feito por meio de manipulação corporal (manobras precisas, indolores e ágeis), com o intuito de ajustar a coluna vertebral, melhorando o funcionamento do corpo.

A quiropraxia foi concebida há pelo menos 2.700 anos, de forma rudimentar, na Grécia e na China, e foi sendo aperfeiçoada ao longo do tempo. Mais recentemente, em 1890, ela foi sistematizada, formalizada e universalizada pela família Palmer, fundadora da primeira escola do gênero — a Palmer School, nos Estados Unidos.

Hoje, a quiropraxia é vista como uma terapia holística, com o objetivo de cuidar do corpo de forma integral, promovendo saúde, alívio de dores e bem-estar.

Mas, muito além de aliviar dores, a prática é também um estilo de vida para quem deseja cuidar do corpo, garantindo melhor postura, maior rapidez na recuperação de lesões, flexibilidade, controle da ansiedade e estresse, entre outros. Tudo isso resulta em maior disposição, o que afeta diretamente a qualidade de vida.

Saiba mais sobre o crescimento da especialidade no Brasil

No Brasil, a quiropraxia se iniciou em 1924, em São Paulo, com o americano William F. Fipps, DC. Em 1945, um grupo patrocinado de quiropraxistas veteranos da Segunda Guerra Mundial criou, em Curitiba (PR), o primeiro curso no Brasil.

Hoje, o curso superior de quiropraxia é oferecido pelas universidades FEEVALE, localizada na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e Anhembi Morumbi, de São Paulo, em parceria com o Palmer College of Chiropractic e a Western States Chiropractic College.

A quiropraxia vem sendo cada vez mais utilizada pela população, em função da sua eficácia no cuidado, o que proporciona vários benefícios, além de maior qualidade de vida. Como destacamos, as vantagens desse cuidado vão muito além do alívio de dores.

Entenda melhor o que é quiropraxia

Um quiropraxista, que é um profissional com formação universitária, habilitado para a aplicação do método, tem qualificação para identificar as causas das queixas relacionadas aos problemas de coluna, bem como a estrutura afetada, e aplicar o cuidado adequado para cada paciente.

Assim, os ajustes quiropráticos específicos da posição das vértebras afetadas são feitos por meio de manipulações da coluna, o que contribui para restaurar os movimentos, aliviar dores e melhorar a flexibilidade, entre outros fatores positivos que aumentam a sensação de bem-estar.

As manobras feitas pelo quiropraxista são realizadas com técnicas manuais, aplicadas em regiões específicas da coluna. A finalidade é ajustar as articulações para melhorar o funcionamento do corpo e deixá-lo em equilíbrio.

Tais ajustes são feitos por meio de manipulações rápidas em um segmento específico da coluna. Embora a técnica possa gerar alguns estalidos, as manobras são indolores e contribuem para promover uma rápida recuperação da movimentação normal da articulação da coluna, bem como o relaxamento da musculatura.

O tratamento é bastante eficaz para a eliminação dos sintomas dolorosos, com alívio imediato em alguns casos, uma vez que os ajustes estimulam a livre circulação da energia vital para os demais órgãos. Além disso, ele contribui para a melhoria da postura, flexibilidade e prevenção de problemas articulares. 

É importante saber que, quando existem problemas no sistema neuro-esquelético, podem ocorrer desordens na comunicação entre o corpo e o cérebro. Assim, com a quiropraxia, é possível restaurar o bom funcionamento do organismo, com a melhoria das funções vitais relacionadas ao sistema nervoso. O resultado é a maior qualidade de vida. 

Por isso mesmo, embora a quiropraxia seja eficaz para o tratamento de dores e de diversas enfermidades, a prática também é indicada para prevenção desses problemas. Pessoas de qualquer idade podem se beneficiar da quiropraxia, cujo objetivo principal é proporcionar bem-estar. 

Fique por dentro dos benefícios da quiropraxia

Diferentemente da medicina alopática, a quiropraxia age na causa do problema e não somente nos sintomas, o que proporciona vários benefícios aos pacientes. Veja a seguir alguns dos principais:

  • aperfeiçoa a postura corporal, o que se reflete também na aparência física, contribuindo para a elevação da autoestima;
  • cura torcicolos e elimina as dores e limitação de movimento relacionadas;
  • combate a restrição de movimentos em diversas partes do corpo, decorrentes de dores;
  • melhora a sensação de bem-estar, minimizando os efeitos negativos de condições como a TPM (tensão pré-menstrual), tensão muscular, dores de cabeça, entre outros;
  • reduz a ansiedade e o estresse, contribuindo para o tratamento de doenças como o bruxismo (ranger involuntário dos dentes, durante o sono);
  • contribui para o tratamento de lesões esportivas;
  • ajuda a aliviar as dores na coluna.

Descubra quem pode fazer o tratamento

Como explicamos, não existem contra-indicações para a quiropraxia, relacionadas à idade do paciente. No entanto, em alguns casos, como presença de osteoporose ou pacientes com câncer, podem haver restrições.

Um quiropraxista habilitado e experiente saberá identificar em quais situações a prática não e recomendada. Por isso, é fundamental sempre procurar um profissional qualificado e com a formação adequada.  

De modo geral, a quiropraxia pode ser feita em qualquer faixa etária, inclusive no caso de gestantes, pois existem técnicas específicas para cada situação. Assim, a prática beneficia: 

  • crianças e idosos;
  • atletas do futebol, voleibol, basquetebol e outros esportes, que conquistam melhor desempenho e consciência corporal;
  • trabalhadores de qualquer tipo de segmento;
  • pessoas com lesões por esforço repetitivo (LER);
  • atletas com contraturas ou inflamações musculares; 
  • grávidas, já que durante a gestação existe um ganho de peso e aumento do volume abdominal, o que pode comprometer a postura;
  • corredores, com inflamações em tendões, músculos ou síndrome patelo-femoral, entre outras;
  • pessoas com limitações nos movimentos;
  • indivíduos que, em função da ansiedade e do estresse, desenvolvem problemas como bruxismo, tensão muscular, dores de cabeça ou contraturas.

Confira as principais indicações da quiropraxia

Como se trata de uma terapia holística, que visa a qualidade de vida e o bem-estar, suas indicações (e benefícios) são bastante amplos. Com a quiropraxia é possível tratar diferentes alterações na coluna, eliminar dores, conquistar maior consciência corporal, entre outros. Veja quais são as principais indicações:

  • alterações pélvicas;
  • desequilíbrios físicos, orgânicos e do sistema nervoso central — originados por postura inadequada, excesso de esforço, movimentos repetitivos, estresse, questões emocionais, entre outros;
  • dores nos ombros, costas, braços e quadril;
  • hérnias de disco e cervicais;
  • inflamação no nervo ciático;
  • torcicolo;
  • limitação de movimentos;
  • lesões esportivas;
  • mulheres que sofrem com tensão pré-menstrual ou cólicas;
  • bruxismo e problemas ocasionados pela tensão nos maxilares, como dores de dente ou inflamações na gengiva;
  • problemas nas articulações dos joelhos, tornozelos, cotovelos, punhos ou ombros;
  • assimetria de membros, decorrente de má-postura;
  • atletas que buscam maior qualidade nos treinos e recuperação mais rápida;
  • fibromialgia;
  • bursite.

A quiropraxia restabelece a capacidade de transmissão dos impulsos nervosos do sistema nervoso central para os tecidos e órgãos do corpo. Com isso, o fluxo de energia do organismo se torna melhor e o indivíduo sente maior bem-estar. 

Além disso, com a melhoria da postura e da consciência corporal, a autoestima aumenta. A capacidade de locomoção, realização de tarefas e disposição também melhoram com a redução de dores e relaxamento proporcionado pelos ajustes na coluna.

Tenha atenção ao buscar um especialista para cuidar da saúde da coluna

A prevenção é a melhor forma de combater as desordens do organismo. Assim, uma boa opção é fazer um check-up periódico com um quiropraxista habilitado. Como explicamos, é importante que esse profissional tenha formação superior e qualificação adequada, para identificar as práticas recomendadas em cada caso específico.

Assim, ao buscar um quiropraxista, certifique-se de que ele é associado à ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia).

O acompanhamento e a manutenção são essenciais para que as alterações dos músculos, nervos e vértebras não comprometam o bem-estar. Nesse sentido, mudanças no estilo de vida e adoção de exercícios físicos regulares também são fatores fundamentais para prevenir problemas futuros.

Como você percebeu, a quiropraxia é uma terapia eficaz para prevenir e corrigir subluxações vertebrais, além de diversos problemas que podem comprometer a qualidade de vida. 

Agora que você já sabe o que é quiropraxia e quais os seus benefícios, vale lembrar que também é essencial ter cuidados ao desempenhar as atividades no dia a dia, mantendo a postura adequada, de forma a evitar o surgimento de alterações na coluna e dores decorrentes disso. 

Gostou de conhecer mais sobre a quiropraxia? Se você deseja mais qualidade de vida e bem-estar em seu dia a dia, entre em contato conosco e agende uma avaliação!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Thanks!

Fale com a unidade mais próxima de você!