Por que praticar exercícios físicos? Confira 5 benefícios!

Você deseja ser saudável ao longo da sua vida? Para tanto, mantenha uma dieta balanceada incorporada à sua rotina. Comece também a praticar exercícios físicos, pois eles promovem muitos benefícios em qualquer idade. E para você que já se movimenta, parabéns e continue assim!

Quer entender como o exercício físico promove melhorias em seu corpo? Então, continue a leitura do post e aprenda mais sobre o assunto!

1. Fazer ginástica fortalece ossos e músculos

Você notará os efeitos se os exercícios forem praticados de forma regular, ou seja, no mínimo 40 minutos, 3 vezes por semana. O tônus muscular aumenta à medida que os músculos se contraem durante o esforço. Quando eles estão mais fortes conseguem sustentar os ossos.

Além disso, exercitar-se auxilia a lubrificação das cartilagens e favorece o bom desempenho das articulações. A pressão muscular que acontece durante o treino promove o depósito de minerais nos ossos, mantendo-os mais jovens por um período maior.

As atividades podem ser feitas por pessoas de qualquer idade, em grupos ou de forma individual, e até em casos de dor. O ideal é buscar informações e verificar qual é a mais adequada para você no momento.

2. Praticar exercícios alivia o stress

A correria do dia a dia estimula o aparecimento e agravamento do stress. Por causa disso, o corpo fica mais inflamado e predisposto ao aparecimento de doenças físicas e emocionais. Ao colocar o corpo em movimento, serão liberadas no organismo substâncias que aumentam o prazer e o bem-estar.

A endorfina é produzida pelo cérebro durante a prática de exercícios físicos. Funciona como um analgésico natural contra o stress e também contra as tensões e ansiedades. Para conseguir tal substância, é necessário fazer atividades que o deixam satisfeito e proporcionem prazer.

3. Exercitar-se previne doenças

Como você leu no tópico anterior, o sedentarismo contribui para uma inflamação corporal. Aliás, quando o corpo não se movimenta, o sangue circula mais devagar e favorece o acúmulo de placas de gordura no interior das veias e do coração.

Ao praticar exercícios físicos é possível manter-se saudável e prevenir doenças coronarianas porque:

  • diminui a pressão arterial;
  • diminui o nível do colesterol ruim (LDL);
  • aumenta o nível do colesterol bom (HDL);
  • melhora a circulação;
  • fortalece o músculo cardíaco.

Outras patologias como o diabetes, a obesidade, a osteoporose e a dor lombar também ficarão fora da sua vida enquanto se exercitar.   

4. Fazer atividade física auxilia a perda de peso

O excesso de peso no corpo coopera para a presença das doenças do coração, dores nas costas e diminui a autoestima. Para evitar tudo isso, o melhor é sair da zona de conforto e fazer algum esporte.

O treino sozinho não fará milagres pela sua silhueta, apesar de ajudar um pouco. Mas, em parceria com uma alimentação saudável e equilibrada, com certeza o ponteiro da balança diminui. Pratique atividades aeróbicas como corrida e bicicleta para que a gordura seja eliminada mais rapidamente.

5. Movimentar-se melhora a qualidade do sono

A obesidade, a ansiedade e doenças coronarianas são as principais causas do sono agitado ou, pior, a falta de sono. Porém, quando o corpo se movimenta promove uma redução dessas doenças. E ao se concentrar na atividade física, você esquece dos problemas: no fim do treino, fica uma sensação boa de cansaço. Com corpo e mente relaxados, o sono será mais profundo e reparador.

Por todos esses benefícios, você deve praticar exercícios com regularidade. Procure por um profissional habilitado que possa indicar quando e como a atividade será realizada. Dessa forma, serão evitadas as lesões e as dores. Não espere mais tempo, comece já o seu treino! 

Viu como atividades físicas aumentam a qualidade de vida? Então, aproveite esse momento e deixe seu comentário no post para que possamos continuar conversando sobre o assunto!

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