Prevenção de doenças: 6 dicas para ter uma vida mais saudável

Mais do que nunca, estamos suscetíveis a inúmeros problemas de saúde. Em muitos casos, o culpado é o nosso estilo de vida. O cuidado com alimentação, sono, nível de estresse e outros fatores de risco são determinantes na prevenção de doenças. Ao fazer boas escolhas com relação a essas e outras áreas, fica bem mais fácil reduzir a probabilidade de adoecer.

Já sabe que precisa mudar hábitos, mas não consegue pensar por onde começar? Conheça 6 hábitos saudáveis para incorporar em sua rotina!

1. Beba água

Vamos começar pelo básico: o corpo humano é composto por mais de 60% de água. Por isso, manter-se hidratado está no topo da lista de estratégias para evitar doenças. Nosso organismo é uma verdadeira esponja. Se você deseja limpar e desintoxicar suas células, consumir pelo menos dois litros de água diariamente é a melhor solução.

2. Mexa-se

Lembre-se de que nosso coração é um músculo que precisa de exercícios regulares para se manter saudável e forte. Os exercícios físicos também facilitam a manutenção de um peso corporal saudável.

A atividade física não precisa ser praticada em uma academia ou em um ambiente estruturado. A frequência, a intensidade e a duração são mais importantes. Antes de começar, é bom procurar um profissional para saber quais modalidades são mais indicadas em seu caso.

3. Coma melhor

Para uma boa saúde, evite gorduras saturadas e trans, carboidratos refinados e açúcares. Esses alimentos podem causar inflamação crônica — um processo corporal que contribuiu para doenças cardíacas, diabetes e até mesmo o câncer.

Uma dieta equilibrada e rica em frutas, legumes, cereais integrais, carnes magras e produtos lácteos com baixo teor de gordura é importante em qualquer idade e ajuda na prevenção de doenças.

4. Reduza o estresse

Com tantas responsabilidades e cada vez menos tempo, muita gente vive no limite. Quem deseja viver mais precisa tirar um tempo para relaxar e cuidar de si. O estresse pode elevar o nível de colesterol e a pressão sanguínea, bem como levar a ataques do coração e derrames. Também é um gatilho para problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.

5. Pare de fumar

Se você fuma, precisa saber que largar o cigarro é uma das melhores coisas que pode fazer pela sua saúde. Isso porque fumantes têm a expectativa de vida reduzida em mais de 10 anos quando comparados com pessoas que nunca fumaram.

Outra informação importante é que quem abandona o vício antes dos 40 anos reduz o risco de morte relacionada ao tabagismo em cerca de 90%. Todo mundo sabe como deixar o cigarro pode ser difícil, mas os benefícios certamente compensam!

6. Durma bem

O sono tem um enorme efeito em como nos sentimos. Tem problemas para dormir? Sua dieta pode ser a culpada. A comida se relaciona diretamente com a serotonina, um hormônio essencial que, junto às vitaminas B6, B12 e o ácido fólico, promove o sono saudável. Para uma noite mais tranquila, invista em carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras insaturadas.

Fazer mudanças em nosso estilo de vida pode ser desafiador. Leva certo tempo para formar novos hábitos. Comece aos poucos, definindo metas realistas. Devagar, você aprende a fazer escolhas melhores. Dessa forma, além de mais saúde e bem-estar, ainda atua na prevenção de doenças.

Agora que você já sabe os segredos para ser mais saudável, comece a mudança em seu dia a dia. Deixe seu comentário e conte quais cuidados deseja colocar em prática ainda esse ano!

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