Quiropraxia esportiva: conheça mais sobre essa prática!

Ser um atleta significa proporcionar mais saúde física e mental, mesmo assim, o impacto de determinados esportes e até traumas podem gerar transtornos. A quiropraxia esportiva é uma solução para situações como essa, além de atuar de forma preventiva, fortalecendo as articulações e melhorando as funções coordenadas do sistema nervoso, evitando possíveis lesões.

Se por um lado a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios para quem é atleta, também é importante ter soluções eficazes para que as atividades sejam positivas para o praticante, com cuidados preventivos. Descubra, a seguir, as vantagens de aplicar a quiropraxia esportiva, de que forma ela contribui para a prevenção de lesões e como encontrar o atendimento ideal para você. Boa leitura!

Quais principais tipos de lesões podem ser cuidados pela quiropraxia esportiva?

Pode parecer contraditório dizer que existem lesões proveniente da prática de esportes. Entretanto, os impactos de determinadas modalidades ou esforço acima do suportado pode ocasionar alguns desconfortos e até mesmo traumas. Confira os principais casos ligados ao esporte em que a quiropraxia pode ajudar, prevenindo e contribuindo para a qualidade de vida do atleta:

  • preparo para treinos que propiciam maior desgaste;
  • ajuste de exercícios feitos com a postura ou movimento incorreto;
  • avaliação de atividades sem o preparo compatível;
  • observação do uso de peso em excesso;
  • prevenção e fortalecimento para o caso de movimentos repetitivos que desgastam e/ou enfraquecem a musculatura.

Quais são os maiores benefícios de contar com essa técnica?

Existem dois grandes aspectos para que a quiropraxia esportiva contribui. Por um lado, ela ajuda a corrigir posturas e fortalecer articulações, soltando tendões e músculos para um melhor desempenho, de modo a minimizar impactos das práticas. A outra área de atuação é quando acontece um desgaste, torção ou travamento de movimento, por exemplo. A quiropraxia ajuda o paciente a chegar no lugar e se recuperar progressivamente.

Como a quiropraxia esportiva ajuda a prevenir lesões?

Treinos podem prejudicar a coluna, as articulações e a musculatura e isso não é uma situação agradável. Por isso, a quiropraxia esportiva, diferentemente da tradicional, está concentrada na performance do atleta. Ela atua para fortalecer coluna, quadril e articulações, oferecendo, também, um equilíbrio muscular.

O importante dessa modalidade é que o profissional estará voltado para soluções relativas à atividade esportiva. No caso de um corredor, por exemplo, o quiropraxista corrigirá a mecânica da corrida, além de outras inflamações e impactos causados pelo movimento que acontece durante a prática esportiva.

Como encontrar o quiropraxista ideal?

Um acompanhamento quiroprático deve acontecer de maneira que a pessoa se sinta confortável. Essa é uma área com uma boa oferta no mercado hoje em dia, então existe um vasto campo de pesquisa para encontrar o profissional adequado. Você pode fazer uma busca de acordo com a modalidade esportiva praticada, pelo sucesso do profissional ou da clínica em que ele atua.

Algo que é realmente importante é observar se as informações são claras e a empresa tem a abertura em esclarecer dúvidas, além de explicar sobre as técnicas usadas.

Como você viu, a quiropraxia esportiva é muito interessante para atletas. Essa busca não precisa acontecer apenas nos momentos de lesões, mas, principalmente, durante as práticas, para prevenir traumas, fortalecer coluna, articulações e musculaturas, além de melhorar o desempenho do esportista.

Se você gostou deste artigo, então é hora de entender um pouco mais sobre essa prática. Conheça quiropraxistas de qualidade em São Paulo (graduados e vinculados à Associação Brasileira de Quiropraxia) e descubra qual é a melhor solução para você!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Thanks!

Fale com a unidade mais próxima de você!