Conheça os benefícios de um tratamento não invasivo para o seu corpo

Se por um lado a medicina tradicional avançou muito, proporcionando resultados eficazes para as mais diversas patologias, o tratamento não invasivo (seja de técnicas milenares ou novas) tem se destacado como possibilidade para manter a saúde ou ajudar no caminho da cura. Existem dores agudas e crônicas que, do ponto de vista alopático, só é possível sedar. Mas será que essa é a única solução?

Neste artigo, explicaremos o que são os tratamentos não invasivos, como você pode se beneficiar com essa técnica e ainda mostraremos as principais opções. Vale ressaltar que essas práticas podem ser usadas para o tratamento da dor, mas, principalmente, para prevenir situações não desejadas, mantendo a saúde e a qualidade de vida. Boa leitura!

O que são tratamentos não invasivos?

São procedimentos que atuam no quadro do paciente, porém sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Pode ser que esse tipo de tratamento faça parte das medicinas integrativas, ou não. O importante é entender que, apesar de não ser necessário ser médico para aplicar a técnica, vale pesquisar sobre o profissional e se existem certificações para assegurar a qualidade do procedimento.

Quais são as vantagens de um tratamento não invasivo?

Práticas que contribuem para melhorar o bem-estar dos pacientes, os tratamentos não invasivos são excelentes não só por atuar em quadros de dores e doenças, como também por trabalhar com o conceito de saúde integral e manutenção do equilíbrio, disposição e vitalidade. Veja, a seguir, os principais benefícios de um tratamento não invasivo:

  • ajudam na capacidade de autocura — como esses recursos terapêuticos têm o foco no desenvolvimento corporal (e também mental), o próprio paciente contribui para os resultados pelo processo de autocura;
  • não tem efeitos colaterais ou contraindicações — existem situações em que é preciso ter uma idade mínima para poder se submeter a uma intervenção, ou casos em que a idade avançada aumenta os riscos. Aqui, não há riscos e os métodos podem ser aplicados em pessoas dos mais diversos grupos;
  • não deixam o paciente desconfortável — os métodos não invasivos não causam dor, nem geram desconforto;
  • podem ser aplicados com outros tratamentos — existem quadros, como o câncer, em que a pessoa tratada busca por alternativas, mas não deixará o procedimento convencional. Esse tipo de recurso terapêutico pode ser aplicado junto de outros métodos, sem que um afete o outro negativamente;
  • ajuda a prevenir doenças — muito além das enfermidades, o tratamento não invasivo está focado em proporcionar a saúde plena. Por isso, os métodos podem ser aplicados com o objetivo de prevenção e manutenção.

Quais tipos desse tratamento posso usar?

Existem diversas terapias holísticas que atuam nessa linha não invasiva. Confira as principais!

Quiropraxia

Consiste em manobras que têm como foco principal corrigir e alinhar a coluna vertebral. A quiropraxia é um dos métodos terapêuticos não invasivos mais eficazes, proporcionando resultados desde a primeira aplicação. Lembrando que existem tratamentos preventivos, que podem servir para evitar lesões, fortalecer o movimento, aumentar a oxigenação do sangue e a produtividade.

Massoterapia

Trata-se de uma técnica com massagens e manipulação em pontos do corpo para promover relaxamento e bem-estar. O massoterapeuta normalmente não tem um conhecimento tão aprofundado quanto o quiroprata, porém consegue resultados muito bons também.

Auriculoterapia

Nessa prática, parte-se da leitura de que cada parte representa o todo. Sendo assim, encontram-se pontos na orelha que representam todos os órgãos e frações do corpo. O tratamento consiste na aplicação de sementes quentes ou pequenas esferas magnéticas com micropore, para que fique preso no local correto.

Reiki

Essa técnica consiste na transmissão de energia por meio das mãos para promover relaxamento, cura ou redução de dores. Existem estudos do uso dessa terapia aplicada em diversos casos, como fisioterapia e até câncer.

Viu como um tratamento não invasivo pode auxiliar nos casos de doenças e também promover a saúde integral do paciente? A grande vantagem é que qualquer pessoa pode se submeter a esses recursos terapêuticos, sem gerar efeitos colaterais ou colocar em risco o paciente que opta por essa solução.

Se você gostou deste texto, aproveite para complementar a sua leitura e conheça as principais doenças da coluna e como tratá-las!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Thanks!

Fale com a unidade mais próxima de você!