Treino de musculação: cuidados para não prejudicar a coluna

Os exercícios físicos são uma parte importante de um estilo de vida saudável. Dentre todas as opções disponíveis, muitas pessoas escolhem o treino de musculação para fugir do sedentarismo e melhorar seu bem-estar. Entretanto, infelizmente, a temida dor na coluna é um dos problemas comuns enfrentados pelos praticantes dessa modalidade.

Entre aqueles que levantam pesos, dores e lesões nas costas costumam ocorrer principalmente na região lombar, a parte inferior da coluna. O desconforto pode variar de intensidade, desde leve, com pontadas ocasionais, até um sintoma crônico, duradouro e intenso.

Má postura, técnica incorreta e sedentarismo são alguns dos responsáveis pelo desconforto. Quem sofre os maiores riscos são os portadores de lombalgia, escoliose, hérnia de disco, fibromialgia, hiperlordose, artrose, dentre outras patologias que atingem a região.

Ninguém precisa sacrificar a saúde para entrar em forma. Descubra a seguir como evitar e combater eventuais danos e dores nas suas costas no momento do treino de musculação!

Melhore o seu físico

Má forma física é uma das principais causas de lesões nas costas dos praticantes de musculação. É normal ficar empolgado no início, mas lembre-se de começar devagar e evoluir gradualmente.

O ideal é treinar com um profissional qualificado: ele saberá orientar quais exercícios e cargas são mais indicados para você, bem como a execução correta dos movimentos. Além disso, não se esqueça de aquecer, alongar e manter uma boa postura na realização da atividade.

Aprenda a descansar

Depois de ir à academia, muita gente reclama de dor. Para lidar com isso, o mais indicado é repouso e gelo. Essa combinação ajudar a aliviar as dores e contribui para você se recuperar mais rápido. Também é importante tirar um dia para descansar, afinal, o seu corpo precisa de uma pausa para reparar os músculos e tecidos. Assim, você também dá uma pausa para sua coluna.

Escolha os exercícios certos

Alguns exercícios serão mais benéficos do que outros para evitar ou melhorar dores na lombar. Concentre-se nos tipos que melhoram a flexibilidade nas costas e fortaleçam os grupos musculares responsáveis por sustentar a coluna.

Exercícios abdominais e isquiotibiais são ótimos para ajudar seu corpo a se sustentar naturalmente, aliviando a tensão na região lombar. Fortalecer os glúteos e mobilizar os quadris também ajuda na saúde das costas. Além disso, os músculos centrais na região da coluna devem sempre ser fortalecidos e alongados.

Diminua a carga de peso

A dor na coluna é muitas vezes causada por forçar o corpo com exercícios físicos muito intensos. Levantar mais do que você pode suportar gera um esforço excessivo, e nada de bom vai resultar disso. Por isso, seja sensato em forçar seus limites e opte por menos peso. Isso contribui para manter seus músculos fortes, sem forçar as costas e causar um desconforto.

Busque ajuda

Se a dor é intensa ou persistente, não deixe de buscar ajuda especializada. Obter um diagnóstico correto para uma lesão física é o primeiro passo para a recuperação. Somente um profissional será capaz de fornecer um laudo detalhado e um cronograma de reabilitação, garantindo assim que sua lesão será tratada adequadamente.

Quem pratica treino de musculação está suscetível a problemas na coluna, e isso ocorre sobretudo porque a prática inadequada da atividade acaba prejudicando o corpo. Sendo assim, os praticantes dessa modalidade devem redobrar a atenção durante a execução dos movimentos, para que os benefícios da musculação não tragam consigo problemas de saúde.

E aí, gostou das nossas dicas? Você costuma ter algum cuidado para prevenir as dores nas costas durante os treinos? Deixe aqui seu comentário!

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