Veja 5 dicas práticas para aliviar e evitar o estresse no dia a dia

Devido à correria do cotidiano, você levanta sem disposição? Irrita-se sem motivo aparente? Tem dificuldade para dormir? Isso pode ser estresse, uma defesa natural do corpo tendo em vista a nossa sobrevivência. Diante do perigo, o organismo libera substâncias que provocam reações fisiológicas como: fugir ou encarar a ameaça.

Mas, se a intervenção é frequente, desencadeia úlcera, depressão e hipertensão. Aprenda a aliviar o estresse para ter uma vida mais saudável e com mais qualidade. Continue a leitura do post, conheça algumas dicas e melhore sua vida!

1. Busque por autoconhecimento

Somos todos indivíduos, portanto temos características próprias. Conhecê-las é um passo importante que tem o objetivo de descobrir o que lhe provoca o estresse; assim, será possível evitar as situações. No entanto, se acontecer, conhecer melhor a si mesmo possibilita amenizar os sintomas do esgotamento.

Busque auxílio da meditação e da yoga e compreenda a si mesmo. Ao realizar essas atividades, vai aprender a respirar de forma correta para acalmar a mente e reduzir os níveis de adrenalina no corpo.

2. Pratique atividade física

Exercitar-se com regularidade motiva a produção de endorfina pelo cérebro. Esse hormônio, conhecido como substância do bem-estar, alivia o estresse e a ansiedade.

Procure um esporte que lhe dê prazer. O pilates é uma excelente sugestão, pois fornece satisfação no mesmo dia em que se realiza a aula. Já as pessoas que não gostam de rotina podem optar por dança ou crossfit: nessas aulas, o treino é sempre diferente.

3. Submeta-se às terapias holísticas

Quando o ser humano está estressado, fica com a sensação de cansaço. Às vezes, parece até que a energia foi drenada, as dores se espalham pelo corpo e surgem doenças. Com intuito de modificar essa situação, as alternativas recomendadas são: a acupuntura, quiropraxia e medicina Ayurveda.

Os profissionais dessas áreas estão capacitados para regular o fluxo energético do organismo, alinhar a coluna desobstruindo a passagem dos pulsos elétricos nos nervos e tratar totalmente o indivíduo, e não somente partes de seu corpo.

4. Compartilhe suas emoções para aliviar o estresse

Guardar tristezas, angústias e preocupações geram tensão constante e, consequentemente, o estresse. O resultado será o aparecimento de gastrite, insônia, problemas intestinais e pulmonares. Portanto, divida seus sentimentos com alguém próximo, um amigo ou irmão, por exemplo. Dessa forma, “o peso sobre os ombros” diminui.

5. Pense positivamente

A presença do estresse é constante em situações em que há grande pressão ou cobrança. Em contrapartida, pense positivo e modifique o ponto de vista do problema. Toda vez que se sentir sufocado pelas tensões, procure na memória um fato recente que foi agradável. Manter o foco em pensamentos otimistas contagia as pessoas ao redor, alegra o ambiente e deixa o corpo mais relaxado.

Ao modificar seus hábitos, você vai aliviar o estresse e aumentar a qualidade de vida. Mudar não é tão fácil, mas é possível. Olhe mais para seu interior, entenda-se melhor e incorpore um hábito novo por vez no dia a dia. Pense nisso e eleve seu bem-estar.

Gostou do texto? Como consegue amenizar o desgaste cotidiano? Deixe sua dica aqui nos comentários para que a gente possa continuar essa conversa. Aguardamos sua opinião!

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