7 hábitos que você deve manter para ter uma vida saudável

Muitas vezes, a falta de tempo para cuidar da saúde e do lazer impede as pessoas de perceberem a necessidade em criar hábitos que garantam uma vida saudável.

Para tanto, é necessário ter mais consciência sobre as ações do dia a dia e incluir hábitos saudáveis na rotina, fundamentais para a manutenção da saúde física e mental.

Pensando nisso, reunimos, neste artigo, dicas que podem contribuir de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida. Acompanhe para saber quais!

1. Pratique exercícios

Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde são inúmeros. Deixar de ser sedentário equivale a afastar doenças como a hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras. Além disso, promove mais disposição, energia e melhora a postura.

Para tanto, não é preciso muito esforço ou gastos — basta fazer caminhadas, preferir a escada em vez do elevador e fazer pequenas pausas durante o expediente de trabalho. O importante é manter o corpo sempre em movimento.

2. Tenha uma alimentação equilibrada

Uma alimentação saudável deve incluir necessariamente 3 porções diárias de frutas, legumes e verduras, além da ingestão de uma boa quantidade de água — de 6 a 8 copos por dia.

A quantidade de alimentos ingerida também deve ser fonte de preocupação. O hábito de comer menos evita a sobrecarga no sistema digestivo, além de melhorar o nível de energia.

3. Tenha hobbies e momentos de lazer

Os hobbies proporcionam prazer, desviam as tensões diárias e contribuem para a autoestima, já que otimizam as habilidades individuais. Mas para surtir bons efeitos, eles não devem ter um caráter obrigatório, para não se tornar uma fonte de estresse. Veja a seguir algumas sugestões:

  • dança — diminui os níveis de estresse e promove o relacionamento interpessoal;
  • leitura e palavras cruzadas — ajuda na concentração e afasta as tensões;
  • esportes — beneficiam a saúde física e mental;
  • trabalho voluntário — melhora a autoestima.

4. Cheque a saúde regularmente

Para ter uma saúde plena, é importante realizar exames periodicamente. Acompanhar o estado de saúde por meio de consultas e exames garante a prevenção e a identificação precoce de alguma doença que possa estar se instalando.

Quanto mais cedo for realizado um diagnóstico, maiores serão as possibilidades de cura. Nesse sentido, é importante criar o hábito de separar um período do ano para fazer um check-up e manter a saúde em dia.

5. Durma melhor e o suficiente para ter uma vida saudável

Muitas pessoas dormem pouco, algumas chegam a descansar menos de cinco horas por noite, o que pode provocar problemas cardíacos, entre outras doenças, já que o bom funcionamento do sistema imunológico depende de uma quantidade suficiente de sono.

De acordo com especialistas do sono, um adulto necessita dormir no mínimo 7 horas por noite. Essa é a quantidade ideal de horas que organismo precisa para repor as energias e ter clareza mental.

Dessa forma, é muito importante desenvolver o hábito de dormir o tempo suficiente a fim de garantir uma vida mais saudável.

6. Evite o cigarro e outras drogas

O cigarro e outras drogas são fatores de risco para doenças como derrame, infarto, câncer, danos às vias aéreas, entre outras.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, não fumar é um dos quatro hábitos saudáveis que reduzem em 80% o risco de morte.

7. Faça sexo de qualidade com frequência

Ter uma vida sexual saudável é um fator que também pode proporcionar muitos benefícios à saúde, como a redução do risco de enfarto, aumento do bom-humor, melhoria no aspecto da pele, entre outros.

O relaxamento que o orgasmo proporciona gera também um efeito prolongado na melhoria da qualidade do sono. Isso ocorre devido à ação dos neurotransmissores que passam a agir no organismo com mais frequência e em maior quantidade.

Como vimos, a adoção de alguns hábitos simples faz muita diferença e promove uma vida saudável. Para atingir esse objetivo, é importante analisar o estilo de vida e fazer mudanças com base em atitudes mais assertivas, visando a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar.

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