AFINAL, O QUE É A HIGIENE DO SONO E COMO DORMIR MELHOR?

Apesar de negligenciado por muitos, dormir desempenha um papel vital em nossa saúde mental, física e em nosso bem-estar. A higiene do sono consiste em uma série de práticas e hábitos indicados para quem deseja uma ótima noite de descanso.

Os riscos do sono insuficiente são muitos, vão desde um pequeno acidente até o aumento das chances de várias doenças crônicas. Também pode afetar a forma como pensamos, reagimos, trabalhamos, aprendemos e nos relacionamos.

É hora de cuidar da mente e de si mesmo! Saiba agora o que fazer para dormir melhor!

Respeitar o seu organismo

O ciclo de sono é regulado por um relógio biológico. Diversos processos corporais, são sincronizados com esse ritmo. Dormir bem significa trabalhar a favor do nosso corpo, por isso, lembre-se de:

  • Tentar acordar diariamente na mesma hora. Em algumas semanas, essa rotina ajudará a acertar o relógio fisiológico e você ficará sonolento aproximadamente na mesma hora todas as noites;

  • Não ignorar o cansaço. Quando seu corpo indicar que precisa relaxar, vá para o quarto;

  • Evitar ir deitar quando estiver sem sono. Isso só piora a insônia ou mantém a mente alerta.

Melhorar o seu ambiente

Um bom sono é mais provável se o ambiente estiver confortável e tranquilo. As recomendações incluem:

  • Investir em um colchão que não seja nem muito firme nem muito macio;

  • Verificar se o quarto está escuro e na temperatura certa;

  • Buscar o silêncio. Caso não consiga controlar o barulho externo, invista em tampões para os ouvidos;

  • Usar a cama para dormir. Caso trate a cama como mais uma sala — assistindo televisão ou usando celular ou computador, por exemplo — sua mente associará o local à atividade.


Evitar drogas

Muito gente recorre a medicamentos ou drogas lícitas, acreditando que o sono será melhor. As principais recomendações são:

  • Parar de fumar. Muitos fumantes acreditam que os cigarros ajudam a relaxar, mas a nicotina tem efeito contrário. Além disso, os efeitos colaterais, que incluem aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, vão mantê-lo acordado por mais tempo;

  • Evitar consumir bebida alcoólica. O álcool prejudica o funcionamento do sistema nervoso. Beber a noite pode ajudá-lo a cochilar, mas, como o álcool atrapalha os padrões de sono, você não se sentirá disposto pela manhã. Outros problemas incluem acordar frequentemente para ir ao banheiro e ressaca;

  • Não usar remédios para dormir. A automedicação tem muitas desvantagens, tais como sonolência durante o dia, falha em identificar as causas da insônia e efeito rebote — após um período de uso, adormecer sem eles costuma ser ainda mais complicado. Esses medicamentos devem ser usados apenas como última opção e sob rigorosa orientação médica.

Mudar comportamentos

Outros ajustes que podem contribuir na qualidade do sono envolvem:

  • Tentar não praticar atividades mentalmente estimulantes próximo a da hora de deitar. Reserve um tempo para tentar desligar sua mente;

  • Não tirar cochilos por mais de 30 minutos durante a tarde;

  • Evitar refeições pesadas e bebidas com cafeína, como café, chá ou chocolate, após as 20 horas;

  • Praticar exercícios físicos todos os dias, mas não perto da hora de dormir, pois, seu corpo precisa de tempo para relaxar;

  • Tomar um banho relaxante.

Quiropraxia e a qualidade de sono

Se você não consegue dormir bem, temos boas notícias:. quiropraxia não cuida apenas da sua coluna, mas também pode melhorar a qualidade do sono!

Ao fazer quiropraxia, você melhora a disposição, energia e imunidade. Consequentemente, há uma melhora no sono.

Com pequenos ajustes na rotina, você pode melhorar sua higiene do sono e garantir uma vida mais plena e equilibrada!

Gostou das nossas dicas? Aproveite para conhecer as técnicas de mindfulness, que envolvem respiração e conscientização e contribuem para o seu bem-estar!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO HOJE MESMO

SIGA