Entenda a importância de cuidar da saúde da sua coluna

Você já teve algum episódio ou sofre recorrentemente com dores nas costas? Isso pode ser um sinal de que a saúde da coluna não vai bem. Quando o desconforto é intenso, a qualidade de vida é prejudicada, e até as tarefas mais simples do cotidiano ficam comprometidas.

A boa notícia é que, com algumas mudanças no estilo de vida e o acompanhamento de profissionais capacitados, é possível prevenir ou mesmo tratar a dor, restaurando completamente a estabilidade e a mobilidade. Parece incrível, não é mesmo?

Para saber mais sobre este assunto, continue conosco!

Por que é tão importante cuidar da saúde da coluna?

Ficar de pé ou andar são atos muito naturais que somente são possíveis graças à coluna vertebral. Esta é um conjunto de ossos (vértebras) alinhados em haste capaz de sustentar o corpo e proteger a medula espinhal. Trata-se de uma importante estrutura de transmissão dos impulsos nervosos do cérebro para o restante do corpo. 

No entanto, diversos fatores do nosso dia a dia podem desencadear o desalinhamento da coluna. Essa perda de alinhamento, além de causar desconforto, interfere na comunicação entre o cérebro e os diversos órgãos do corpo, uma vez que os nervos passam entre as vértebras. Assim, preservar a saúde da coluna vai muito além de prevenção de dores. 

Quais são as atitudes mais comuns que prejudicam a coluna? 

Você já deve saber que carregar a mochila ou a bolsa apoiada em um dos ombros não faz nada bem para a saúde das costas. Mas será que você percebe como algumas atitudes que parecem normais também prejudicam a coluna? Veja algumas delas.

Mau uso do celular

Estamos cada vez mais conectados aos tablets e smartphones, mas o uso excessivo desses dispositivos pode trazer problemas à coluna. Segurá-los nas mãos e olhar para baixo ao manuseá-los sobrecarrega a coluna cervical, uma região relacionada à saúde da visão, audição, boca e cérebro.

Dormir de bruços

Essa é outra atitude que prejudica o alinhamento da cervical, uma vez que a posição fisiológica da coluna não é respeitada. Com isso, as chances de contraturas e dores são mais acentuadas. Para evitar que isso aconteça, prefira dormir de lado.

Má postura ao dirigir

Ao sentar no carro, toda a coluna precisa estar apoiada no banco. Os joelhos devem estar na mesma altura dos quadris e os braços não devem ficar muito altos ao segurar o volante. Não seguir essas recomendações favorece o surgimento de dores na lombar, uma região conectada aos sistemas digestivo e reprodutor.

Descuido à mesa

No trabalho ou durante as refeições, é essencial adotar uma boa postura ao se sentar. As costas devem estar apoiadas na cadeira, as pernas dobradas em um ângulo de 90 graus e ambos os pés no chão. A tela do computador deve ficar na altura dos olhos, e, sempre que for se alimentar, leve a comida até a boca para evitar se inclinar desnecessariamente.

Como cuidar efetivamente da coluna no dia a dia?

Além de evitar os maus hábitos que mencionamos, algumas atitudes ajudarão você a cuidar melhor da saúde da sua coluna. Acompanhe!

Não se automedique

Embora os analgésicos sejam uma forma de amenizar a dor nas costas, sua ação é temporária e não ataca a causa do problema. Reveja seus hábitos para avaliar o que está desencadeando o desconforto e faça mudanças em seu estilo de vida para alcançar efeitos duradouros.

Pratique exercícios físicos

Fortalecer a musculatura ajuda a manter a coluna alinhada. Modalidades como Pilates, Yoga e musculação, quando feitas sob a supervisão adequada, trazem ótimos resultados para a sua postura.

Recorra à quiropraxia

Para correção desses desalinhamentos (Complexo de Subluxação Vertebral — CID 10 M 99.1), a quiropraxia é a ferramenta ideal. O quiropraxista trabalha por meio de ajustes manuais ou instrumentais para promover o alinhamento da coluna. Trata-se, portanto, de uma profissão que não faz uso de medicação ou cirurgias.

Para manter a saúde da coluna, o segredo é a prevenção. Adotar bons hábitos e contar com ajuda especializada são as principais formas de garantir o equilíbrio para manter todo o corpo funcionando em harmonia.

Este post foi útil? Então, assine nossa newsletter e receba dicas valiosas diretamente na sua caixa de entrada!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Thanks!

Fale com a unidade mais próxima de você!