Ergonomia no trabalho: qual a importância?

A maior parte das doenças ocupacionais se desenvolve devido à falta de preocupação com a ergonomia no trabalho. Funcionários que passam muitas horas na posição sentada podem desenvolver doenças físicas e psicológicas.

Os principais distúrbios na saúde se relacionam à má postura adotada ao trabalhar. Os movimentos errados são capazes de provocar dores nas costas, redução dos níveis de energia, hérnia de disco e lesões por esforços repetitivos (LER).

Dessa forma, é fundamental dar atenção à ergonomia a fim de evitar distúrbios na saúde. Para ajudar nesse sentido, elaboramos algumas dicas que ajudam na prevenção e na melhoria da qualidade de vida no trabalho. Acompanhe para saber mais!

Preocupe-se com a ergonomia no trabalho

A ergonomia é uma ciência que estuda a relação entre o homem e o ambiente de trabalho, com o objetivo de proporcionar bem-estar e conforto, bem como reduzir os riscos de doenças laborais.

Dessa forma, a preocupação com as posturas corretas que devem ser adotadas no ambiente de trabalho é uma atitude que previne distúrbios na coluna e melhora a qualidade de vida.

Apoie corretamente os pés

Um dos produtos ergonômicos muito importantes para trabalhar na posição sentada é o apoio para os pés, já que eles devem permanecer 100% apoiados para evitar sobrecarga nos joelhos, formigamentos e prejuízos à circulação de retorno.

O apoio cria um ponto de equilíbrio entre os pés e o encosto da cadeira, beneficiando a região lombar. Ele também evita o desenvolvimento de lesões e reduz a probabilidade do surgimento de varizes, inchaços e dores nas pernas, pés e tornozelos.

Sente-se em uma cadeira confortável

A cadeira é o item mais importante no ambiente de trabalho, principalmente para os funcionários que passam muitas horas na posição sentada. Ela deve ser confortável e permitir uma postura ereta, sem provocar pressões e tensões nos músculos, discos intervertebrais e articulações.

O ideal é que tenha um encosto, ajuste de altura e inclinação. Muitas vezes, o encosto de uma cadeira pode não ser suficiente para evitar as dores nas costas. Nesse caso, a utilização de um apoio lombar anatômico ajuda a manter essa região bem posicionada.

A regulação da altura da cadeira também é uma questão que deve ser observada, já que a postura ideal depende de ajustes para atender às proporções físicas do usuário.

Utilize acessórios ergonômicos para digitar

Para prevenir lesões, é necessário posicionar as mãos e os punhos corretamente. Entretanto, uma boa postura para digitar também depende do tipo de teclado e mouse utilizados.

Os acessórios ergonômicos oferecem uma proteção para o punho, mas é importante que sejam proporcionais às mãos do usuário para não sobrecarregar os dedos. O mouse também precisa ser rápido, com o objetivo de reduzir a repetição de cliques.

Para evitar dores na coluna, pescoço e braços, é necessário observar os seguintes aspectos:

  • teclado e mouse próximos ao corpo e bem na frente do usuário;
  • cotovelos em ângulo de 90°;
  • punhos retos.

Faça pequenas pausas durante o expediente

Os movimentos frequentes durante a rotina de trabalho contribuem para reduzir a fadiga e melhorar o funcionamento do corpo. Quando nos movimentamos, favorecemos a circulação sanguínea — de extrema importância para uma boa disposição física e mental.

Dessa forma, procure fazer pequenas pausas. Ande um pouco para relaxar as pernas e os pés. Isso também contribui para clarear a mente e melhorar a produtividade.

Adote uma rotina para exercícios físicos

Os exercícios são imprescindíveis para fortalecer a musculatura e preparar o corpo às atividades diárias. Portanto, faça caminhadas e corridas, já que elas fortalecem as regiões mais exigidas para trabalhar na posição sentada.

Além disso, é importante adotar hábitos de corrigir a postura todas as vezes que sentir tensões musculares e fazer pequenos e rápidos alongamentos durante as pausas no trabalho.

Enfim, como pudemos verificar, a preocupação com a ergonomia no trabalho é de suma importância para a prevenção de doenças laborais. A adoção das dicas que fornecemos neste artigo pode contribuir de forma eficaz para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

Gostou das dicas sobre ergonomia no trabalho? Então não deixe de ler também o nosso post sobre o uso correto do mouse e saiba como prevenir a LER!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Thanks!

Fale com a unidade mais próxima de você!