Em seu estado normal, a coluna vertebral apresenta curvaturas por toda sua extensão, desde a área cervical (pescoço) até a sacrococcígea (parte baixa das costas). Nas regiões cervical e lombar, essa curvatura é chamada de lordose — quando se acentua, é identificada por hiperlordose.

Essa alteração provoca dores e limitações dos movimentos. Ela pode ser causada por diversos fatores — um dos mais comuns é a má postura, principalmente quando a pessoa fica muito tempo na posição sentada.

Neste artigo, vamos comentar sobre as características da hiperlordose, bem como as suas causas e tratamentos indicados. Continue a leitura para saber mais!

Quando a curvatura é considerada anormal?

O aumento ou a diminuição das curvaturas naturais da coluna pode ser provocado por alterações patológicas ou posturais. A lordose é considerada anormal quando atinge um ângulo superior a 60° na região cervical ou se encontra entre 40° e 60° na coluna lombar, passando a ser chamada de hiperlordose.

Quais são as causas da hiperlordose?

Essa alteração pode estar associada a uma anteversão pélvica, no caso da região lombar, ou uma proeminência da cabeça, na cervical. Suas principais causas são:

 

Quais são os sintomas?

Já na hiperlordose cervical, os sintomas podem envolver:

Quais tratamentos são indicados?

É importante ter em mente que o ideal é procurar um médico antes que as lordoses se acentuem, configurando uma hiperlordose. As medidas de tratamento conservador e preventivo podem ser feitas por meio de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios;

Em casos mais graves, como os que envolvem aspectos neurológicos ou quando o tratamento conservador não foi satisfatório, a intervenção cirúrgica é indicada. O cirurgião ortopedista decide qual o melhor tipo de procedimento e abordagem a ser adotada (anterior/posterior, frente ou costas), com base em exames radiográficos.

Como vimos, a hiperlordose é uma curvatura anormal que pode ocorrer na região cervical ou lombar da coluna e a principal causa dessa alteração é a má postura.

Nesse sentido, é fundamental buscar auxílio profissional para a prevenção e formas de tratamentos, como a quiropraxia, que promove o realinhamento da coluna.

Este artigo foi útil para tirar as suas dúvidas sobre a hiperlordose? Caso tenha interesse em obter mais informações sobre a quiropraxia, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.