Quais cuidados eu devo ter com a coluna ao praticar exercícios físicos?

Sendo a parte do corpo humano que mais causa dores ao longo dos anos, a coluna vertebral necessita de cuidados especiais para prevenir as temidas lombalgias.

Isso porque 80% da população já sentiu ou ainda vai sentir em algum momento da vida a irritante dor nas costas. Para quem pratica atividades físicas, os cuidados com a coluna devem ser ainda maiores.

Afinal, é por meio de uma má postura durante um levantamento de peso ou ao longo de uma corrida que uma grave lesão pode se apresentar, necessitando de inúmeras abordagens, como massagens terapêuticas ou medicamentos.

Para você não errar na hora de praticar o seu esporte favorito, vamos apresentar neste post algumas dicas importantes que devem sempre entrar em seu checklist. Vamos a elas!

Por que é preciso cuidados com a coluna nas atividades físicas?

Como as vértebras são estruturas ósseas que ancoram os ligamentos, qualquer movimento brusco é capaz de causar uma lesão, caso o corpo não esteja devidamente aquecido para a prática de determinada atividade física.

Assim, os riscos são grandes em diferentes modalidades, de xadrez a corrida de rua. Seja por uma má postura, em razão de uma virada rápida do corpo ou até mesmo devido a um sobrepeso, a coluna pode sofrer uma lesão, necessitando de um tratamento específico.

Portanto, os cuidados são fundamentais a fim de evitar as temidas dores nas costas e até mesmo um afastamento da sua atividade física predileta.

Quais são os cuidados com a coluna nas atividades físicas?

O primeiro cuidado é você escolher uma atividade física que esteja sintonizada com o seu estilo de vida. Isso porque existem modalidades que necessitam de um esforço muito maior, como no caso dos esportes radicais.

Por isso, a dica é você procurar um especialista que vai apresentar algumas opções baseadas no seu perfil corpóreo, idade e também possíveis limitações.

Sabendo-se que grande parte da população é adepta de caminhadas, corridas de rua e musculação, vamos nos atentar a esses três exemplos.

Faça alongamentos e aquecimento

O alongamento é essencial para deixar a coluna preparada à atividade física. Com ele, as articulações se soltam, ficando mais propícias aos movimentos. Além disso, tiram a tensão da musculatura. Assim, a orientação é alongar o corpo antes e depois da atividade física. O mesmo vale para o aquecimento.

Se você gosta de correr, faça uma caminhada antes. Ou pedale ou ande na esteira, aquecendo o corpo antes de iniciar a sua sessão na musculação.

No caso dos alongamentos, podemos citar o giro inverso do tronco, deitado com as pernas para o ar; a flexão lateral com os braços, segurar os joelhos no peito deitado voltado à coluna lombar; os movimentos circulares com o pescoço, entre outros.

O interessante é buscar auxílio de um profissional. Assim você vai ter uma série de alongamentos e também de aquecimento exclusiva com o objetivo de preparar a coluna para a prática de atividades físicas.

Escolha um tênis adequado

O calçado também é um item importantíssimo que deve entrar no seu checklist de cuidados com a coluna. Esqueça as réplicas. No quesito saúde, sempre é preciso privar pela qualidade.

Por isso, adquira um tênis próprio para atividades físicas, proporcionando movimentos adequados, o que ameniza os riscos de possíveis lesões. Veja qual é a sua pisada e converse com o vendedor para adquirir um produto alinhado com os seus objetivos.

Opte pelos mais confortáveis e voltados à caminhadas ou corridas, com amortecedores para amenizarem os impactos. Inclusive, existem tênis para cada modalidade, ou seja, é preciso fazer a escolha certa.

Afinal, um tênis ruim pode causar problemas não só na coluna, como nos pés, chegando a influenciar em torções.

Utilize a carga indicada

Muita gente lesiona a coluna ao levantar uma carga maior do que a indicada na série de musculação. Portanto, siga o procedimento e faça os movimentos corretamente, sempre atento à postura.

Ao colocar em prática os cuidados com a coluna, a sua qualidade de vida estará sempre evoluindo, sem dores e muito menos surpresas indigestas justamente nos melhores momentos do dia.

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