Quais os malefícios da má postura e o que fazer para corrigi-la?

 

Pare e pense alguns segundos sobre a sua rotina. Você anda com os ombros caídos, passa muito tempo olhando para baixo para checar mensagens no celular ou fica horas curvado em frente ao computador? Se você respondeu “sim” a alguma dessas perguntas, é hora de mudar seus hábitos e trabalhar para corrigir a postura.

Cuidar da saúde da coluna evita uma série de problemas, que vão desde dores nas costas à incapacidade de realizar tarefas cotidianas. A deformidade pode se tornar irreversível, portanto, a atenção à postura e as ações para corrigi-la devem começar quanto antes.

Continue conosco para ficar por dentro dos danos que os desvios posturais causam e o que fazer para voltar a ter a coluna alinhada. Boa leitura!

Malefícios de uma má postura

Quando pensamos em problemas posturais, a primeira coisa que vem a nossa cabeça são as dores osteoarticulares. Mas engana-se quem pensa que o incômodo fica restrito às costas. Os braços, as pernas e o pescoço também sentem os efeitos da má postura.

Veja outros problemas que podem surgir em decorrência dos desvios na coluna!

Degeneração do disco e hérnia

A postura inadequada causa uma sobrecarga nos discos da coluna. O excesso de pressão leva à degeneração e pode fazer com que o núcleo do disco escape, causando a compressão dos nervos. As consequências dessa condição incluem formigamento, dor e perda de sensibilidade.

Redução dos níveis de energia

A má postura faz com que o corpo precise trabalhar mais para manter-se em pé ou realizar atividades rotineiras. Com isso, a sensação de cansaço ao final do dia é maior. Outro ponto de desmotivação são as dores constantes, capazes de deixar qualquer um sem vontade de fazer nada.

Aumento da flacidez abdominal

O desvio na coluna atrapalha a circulação sanguínea na região do abdômen e do quadril. Com isso, há uma maior tendência à flacidez. O problema fica ainda mais evidente com a projeção da barriga para frente, que naturalmente acompanha a má postura.

Maior risco de cifose nos idosos

O enfraquecimento da musculatura é normal no envelhecimento, o que faz com que os desvios na coluna fiquem ainda mais acentuados. Aqueles que sofrem com osteoporose percebem ainda mais a acentuação da curvatura irregular das costas.

Formas de corrigir a postura

Ter atenção à postura é a melhor forma de evitar os malefícios causados pelos desvios posturais. Conheça, agora, algumas atividades que ajudam a manter sua coluna sempre alinhada.

Exercícios físicos

Fortalecer os músculos das costas e do abdômen traz ótimos resultados para a postura. No entanto, é preciso executar corretamente os movimentos, tendo muito cuidado para manter a coluna alinhada enquanto se exercita.

RPG

O nome já diz bastante coisa sobre essa atividade: Reeducação Postural Global. Esse método fisioterápico busca revitalizar os músculos que auxiliam a postura. Apesar de o foco estar nas costas, a RPG trabalha o corpo inteiro.

Pilates

Com o uso de aparelhos que permitem a execução segura e correta dos movimentos, essa atividade trabalha a força, o equilíbrio e a flexibilidade do corpo inteiro. Com isso, ela contribui para o alinhamento da coluna, dos pés e das pernas, melhorando a sustentação.

Quiropraxia

Usando manobras precisas, o quiroprático realiza ajustes na coluna dos pacientes, corrigindo os desalinhamentos. O tratamento não envolve medicamentos nem cirurgias, e pode ser feito em qualquer pessoa que deseje melhorar sua qualidade de vida.

Assim, para não correr riscos de agravar os problemas relacionados ao desalinhamento da coluna, as ações para corrigir a postura devem começar o mais cedo possível. As atividades aqui propostas são benéficas inclusive para aqueles que não sentem dores nas costas, uma vez que ajudam também a prevenir os desvios posturais.

E você, como cuida da saúde da sua coluna? Aproveite a visita para saber mais sobre a quiropraxia e descobrir como essa terapia holística pode ajudá-lo!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Thanks!

Fale com a unidade mais próxima de você!